quarta-feira, 17 de outubro de 2007

Mestres do Slide com Celso Salim

Um dos melhores guitarristas de blues nacional, que está prestes a lançar seu 3º CD (“Big City Blues"), mostra nos Shows todo o poder das 6 cordas.

Celso Salim é um guitarrista de Brasília que vive em São Paulo, fazendo o que realmente sabe, Blues. O mais importante de tudo isso, é que ele é um dos melhores no Slide e quem nunca escutou esse bluesman, deve se redimir desse pecado e ir a um show ou escutar seus trabalhos.

Agora chega de papo e vamos ler o que o Mestre tem a nos contar.

TB: Assim como o blues, o slide não é uma tradição aqui no Brasil. Como você iniciou o uso desta técnica?

CS: "Concheci o Blues aos 12 anos com um professor de guitarra chamado Edu Brito de Brasília. Ele me mostrou muito Blues antigo como Robert Johson e Muddy Waters, esses foram os primeiros q eu estudei e tirei os solos. Depois passei a ouvir guitarristas mais modernos como Johnny Winter, Duane Allman e os guitas do Lynyrd Skynyrd. Fora as aulas com o Edu, eu tirava o maximo de músicas possíveis de ouvido."

TB: Você está lançando seu 3º CD (“Big City Blues"), o que eu quero saber se neste novo trabalho você gravou músicas utilizando Slide?

CS: "Gravei sim, e muito!!!! Das 13 faixas, 7 têm slide, sendo 4 com o dobro e 3 com guitarra elétrica. Ultilizo afinações em A, E, Em e afinação normal."

TB: Percebi uma grande evolução de timbres, energia e experiência entre seu primeiro trabalho (Lucky Boy) e o seu segundo (Going Out Tonight), o que podemos esperar do seu mais novo trabalho(Big City Blues) ?


CS: "Acho que o som continua evoluindo. Quanto mais experiência você ganha no estudio, melhor fica a gravação. e sempre tenho essa preocupação de estar melhorando a cada trabalho.O cd conta com músicos de primeira linha e com um excelente engenheiro de som. Procurei ultilizar equipamentos de alta qualidade também.

E como produtores eu e Rafael Cury já estamos no 5o cd, então acho que a produção está melhor. "

TB: O pouquinho que eu sei de slide, aprendi com você, e agradeço muita a sua paciência como professor. Mas quero te fazer a última pergunta. Há procura por aulas de slide, e qual é o perfil desses alunos?

CS: "Não dou tantas aulas, mas é difícil alguem procurar aulas especificamente de slide, geralmente eles querem aprender a tocar Blues em geral então uma hora agente chega no slide também."

TB: Muito obrigado pela sua atenção, e deixo aqui um espaço para comentários finais.

CS: "As técnicas de Slide não são fáceis de absorver. A minha dica é realmente desenvolver o ouvido e tirar o maximo de músicas possíveis. Um bom professor para dar as dicas tanbém agiliza o processo.

Escolha um slide você se sinta confortável. geralmente slides muito finos não são bons. Tenha a preocupação de tocar as notas bem afinadas, um solo de slide desafinado não soa muito legal não...hehehe

Têm que saber tocar em afinações alternativas e na normal também."



Celso, muito obrigado pela ajuda !!! Paz !!!

Veja e escute:

- Celso Salim

3 comentários:

Edu Soliani disse...

Celso, é bom mesmo! E, tá cada vez melhor. Congratulações!!!

eagaspar disse...

O celso, é um dos melhores guitarristas de blues na atualidade, aca show ele se supera

Unknown disse...

Merecido o espaço para o Celso. Ele merece.

abraços