quarta-feira, 7 de novembro de 2007

Mestre das seis cordas com Rodrigo Burin

A elegância do blues é fielmente mantida por este grande músico.

Rodrigo Burin, usa a guitarra para nos levar a passeios pelo blues. Suas bases são cheias de características próprias, difíceis de descrever em um texto, e seus solos são igualmente incríveis e geniais, pela sua simplicidade e energia.


TB: Hoje você está tocando com a Blues on the Tables, conte um pouco dessa banda, você tem alguma previsão de gravar um CD ?

RB: "A BOTT (Blues On The Table) após alguns mêses de ensaio fez sua estréia em junho de 2006 e em setembro deste ano completou sua 80a apresentação depois de uma longa temporada às sexta-feiras no Finnegan´s Pub, tradicional pub aqui de São Paulo. Nós procuramos fazer um shuffle mais dançante e alegre. Nos slows geralmente convidamos o público, que na sua maioria não é o do blues, para dançar junto à moda antiga. Acabamos de gravar o segundo CD demo com quatro músicas que logo estará disponível no site da banda para download e agora estamos a procura de novos horizontes continuando nos bares porém tentando botar um pé mais nos palcos e casas de shows."

TB: O seu som evolui cada vez mais, qual é o segredo ? Você estuda muito ou acha que o palco é a melhor escola?

RB: "Agradeço o elogio! Realmente a estrada tem sido incrível quanto a isso, não se compara , principalmente no blues em que o público é muito importante. Toco um pouco todos os dias e quando estudo mesmo, o que não é tão constante, procuro aumentar o vocabulário tirando, frases, acordes , harmonias incorporando a idéia e a intensão, sem decorar clichês.Não tenho a intenção de controlar tudo que toco, gosto de deixar ao acaso coisas que você nem lembra o que tocou porém que soou inspirado e bacana. Se tem um segredo acho que é saber tocar aquilo que escuta na sua cabeça, como se fosse um rádio embutido, não ao contrário."

TB: Uma coisa que gosto no seu estilo de tocar é que, em seus solos não existem milhares de notas rápidas e cada uma das notas tem o seu momento certo, você acredita, que os solos de blues devem ter mais feeling do que técnica?

RB: "Com certeza o feeling em primeiro lugar. O solo por si só não pode dar dúvida em que mudança ou acorde a música está, e fazer isto com mais cores e nuances é onde mora o desafio. A palavra solo não me agrada muito porque parece que o cara tá tocando sozinho, o que acontece muitas vezes, porém na verdade não é este o conceito. Procuro escutar a banda e a público, é como uma conversa em grupo. Você não pode ir chegando e despejar um monte de coisas, tem que haver um diálogo. Digo escutar a banda e o público pois também não adianta só o grupo estar antenado e a galera viajando. Não podemos esquecer que afinal das contas estamos ali para diverti-los e não ao contrário."


TB: Você usa sua guitarra direta no amplificador, sem utilizar pedais de efeito. Você não gosta de pedais ou acha que apenas as válvulas do amplificador são suficientes para o seu som?

RB: "O Blues já não pede muito destas coisas. Prefiro o som das válvulas porém é uma questão de simplicidade também.

O que não gosto é que os pedais são coisas a mais para montar, pilotar e atrapalhar.Gosto de acertar um som que goste no ampli e controlar com o volume da guitarra.

Prefiro a simplicidade assim como o Blues. "

TB: Burin, você é um grande amigo que conheci nessa estrada do blues, e por este motivo fico muito feliz em ter você fazendo parte do meu Blog. Agora deixo aqui um espaço para seus comentários finais.

RB: "Roberto , parbéns pelo Blog que é único e pioneiro em falar do blues paulista e brasileiro dando infromações do que realmente acontece no dia dia por aqui, sobre quem está fazendo o blues agora ,contribuindo muito para a cena. Precisamos mais deste tipo de iniciativa. O blues ainda tem muito que acontecer aqui no Brasil que tem músicos excelentes.

Eu que fico feliz e agradeço por participar e deixo um grande abraço e sucesso a você!"




Mr. Burin, muito obrigado e muita Paz e Blues !!!

Veja mais:

Nenhum comentário: