segunda-feira, 11 de fevereiro de 2008

Nosso Blues Nossas Bandas com Legado Blues

Bruno Coura(baixo), Beto Militani'kbelo'(vocal), Marcelo Ferreira(guitarra/voz) e Aristoteles(baterista)

O Blog mais uma vez recebe um representante da força do blues Mineiro.

A Legado Blues é uma banda que tem como uma das principais características, levar o blues em português por todas as estradas do nosso país.

E para falar desta banda, trago Aristóteles, o AryBatera, que como dá para imaginar é o baterista da Legado Blues.

TB: Conte um pouco da Legado Blues. Quem são os integrantes? Como a banda surgiu?

LB: "Pois é a historia do Legado me leva a montagem da banda Mandinga que além de mim tinha leandro ferrari, tim blathr, marcio oliveira, giovanni trigueiro e Marcelo um gury que era nosso roadie em troca de aulas de guitarra.

Um dia brinquei com ele, "vamos forma uma banda pesquise e toque mesmo cara o blues esta ai". Dito e feito lá se vão mais dez anos e a herança torna-se fato e realidade Marcelo Ferreira tornou-se guitarrista ( o gury), eu (aristoteles) o baterista, Beto Militani vocais e Marcio Oliveira no contra-baixo.(na recente ida de Bruno Coura para Parati(rj)para vivenciar outros projetos).

O Legado vêem alimentar a herança do genero blues sabendo que pode alimentar e ir além das fontes pois aqui tambem temos nosso jeito de viver e musicalizar o blues."

TB: A Legado Blues tem uma proposta muito boa, onde a Banda toca clássicos do Blues escritos em português, além das composições próprias. Como surgiu essa idéia?

LB: "Na vontade de mostrar o blues popular e renovar tanto as margens do rio mississipi como aqui no Brasil as margens do rio são francisco temos esta natural visão de transpor esta musicalidade e propor esta identificação ao publico facilitar o gostar e descobrir o blues em cada pessoa que assistir ao show.

Mas ao termos a vivencia e o conviver com nomes do cenario (Celso Blues/ Nuno Mindelis/ Blues Etilicos/ Flavio guimaraes/ Sergio Duarte/ Jonh mayall/Robert cray/ Andre Cristovan/ The fabulous thunderbirds/ BB king / Big Allambik/ Victor gaspar/ Big joe manfra/ Big gilson) facilitados pelos bom festivais que se produzia por aqui. O BH blues que nos deu oportunidade.
Assim o Legado vem se firmando, inovando e gerando este temporal cultivando o blues em lama fertil mas sempre com boas novas sonoras, hoje esta diria surpresa tem feito elogios publico ao interpretarmos deste de Raul a Cazuza, Bealtes a The doors, Celso Blues boy a nossas composições e os clássicos com nosso jeito legado blues de ser."

TB: Escutei algumas composições da Banda e gostei muito das letras e do som. Quem escreve na Banda? Como é o processo de composição?

LB: "Fico feliz que gostou das letras e nossa sonora pegada, pois bem é o baterista(eu ...rsrsrs) a maioria, sou eu confesso um apaixonado por leer e rever varios assuntos que envolva o genero pesquiso e gosto de escrever, entender e fazer letras que traduzem nossa blues - Brasil. Que nada é diferente do resto do mundo.O caminho que fiz foi sempre buscar letras em portugues e vejo que este parecer tem dado bons frutos, hoje tenho o Marcelo tambem a compor apesar de ficar mais com as harmonias, letras se deixarem faço todas. Temos a Mr.Money(que tem varios radios recebendo e tocando com regular frequencia em radios populares). O blues é muito bom da possibilidades para isso e pode ser lento ou agitado pode ser santo ou profano, hoje varias bandas estão compondo em portugues se acertando na poetica o blues tornar-se popular e a tocar no dia a dia ou seja provoca pedido , procura, aceitação enfim "...isto chama o blues"."

TB: Vocês são da opinião de que, para o Blues nacional ganhar força é necessário termos mais letras em português?

LB: "Sim claro Compor e a melhor identificação nao é todos que são policlotas temos que pensar que além do mais pessoas gostam do som, talvez ate com mais identificação e ouvir bons acordes e poder cantaro-lar junto de imediato todo mundo gosta (de soltar a voz).

Aproveitar esta deixa e valorizar nossa lingua patria e poder ao maximo explorar esta aproximação com o publico seja da capital ou do inteiror. Depois é somar e transpor ao mix de possibilidades afinal o blues ja mostrou que canta e dança seja com o samba, sertanejo, hip hop, jazz e com rock enfim o blues e como dize e lama fertil e sempre produz bons frutos sonoros. Mas tudo isso bem pautado na forma de cada um interpretar e não oscilar demais, mas acho necessario afinal temos pouco tempo de vida (acho que nem chegou a 25anos) deste cenario ainda engatinhando do mercado blues nacional, mas que responde a 2% de interesse publico.

TB: Gostaria muito de agradecer a participação da Legado Blues no Blog, e deixo este espaço para os comentários finais.

LB: "Falo por todos os 4 integrantes deste Legado Blues jeito de viver, gratos por mais este veiculo "blogblues de aproximar as vertentes do blues que se ramificam de norte a sul no Brasil e saber que tambem se tem uma boa e notavel pauta para nossas jansession de noticias do que se faz e produz no blues verde amarelo, aos que tem este prazer de divulgar como faz bem voçes (o terrremoto) somados ao outros bons bandeirantes de nos animar e somar que estamos no caminho certo mesmo que cada um siga a sua encruzilhada. conte com agente daqui da geraes sempre pois o nosso palco é de voçes.Que venha os proximos bons jan shows!!"

Leia mais:

Nenhum comentário: