quarta-feira, 28 de maio de 2008

Nosso Blues Nossas Bandas com El Mocambo

Nas minhas pesquisas pelo blues nacional, recebi uma ótima indicação de uma fotógrafa de recife, a Ludmila Fernandes, que é uma pessoa apaixonada pelo estilo.

Ela me indicou uma banda que faz o Blues acontecer no Recife, a El Mocambo, que está aqui representada pelo grande Rodrigo Morcego.

Chega de papo e vamos aos fatos.

TB: Conte um pouco da historia da Banda. Quem são os integrantes e como cada um entrou para a Banda?

EM:
"A banda teve inicio como proposta de formato em trio, minimalizando e concentrando a energia unicamente nos três integrantes, além da fácil administração que proporciona . Em meados do ano de 2003, estava muito envolvido com a cena de blues daqui , e desejando colocar pra frente um projeto que me oferecesse a liberdade de expressar o blues como enxergo, sendo assim , após algumas jam sessions chamei Gilson 'biu' Jr. pra assumir o baixo, logo depois entrou Jô pinto pra bateria e o formato estava completo. Recentemente Gilson se retirou do projeto e contamos agora com Thiago 'pequeno' Correia."

TB: É fácil manter uma Banda de Blues em Recife? Quais as maiores dificuldades?

EM: "Imagino que abraçar essa causa não seja nada fácil, e que os percalços sejam comuns em todo país, sabendo que há um anacronismo em relação ao estilo como gênero musical transposto, elas, provavelmente, se intensificam. Posso colocar a falta de informação entre os fatores principais a formação de um público de blues como um fator peculiar em pernambuco, além da forte cultura tradicional local, impedindo uma melhor barganha nos veículos de comunicação."
TB: A banda tem CD gravado? Quais os planos para o futuro?
EM: "Temos alguns registros , mas nada oficial, nosso disco autoral tem previsão de lançamento pra julho, mas não é um disco estrito de blues, tem letras em português, além de uma pegada mais rock em várias faixas. As perspectivas se concentram no seu lançamento , divulgação e nos trâmites que envolvem, como viagens e ingresso nos festivais ligados ao gênero pelo país."



TB: Muito obrigado pela colaboração de vocês. Deixo aqui este espaço para seus comentários finais.

EM: "A possibilidade de encurtar caminhos é talvez, o melhor recurso da internet, percebe-se o tamanho da batalha a percorrer, ela até aumenta(rs), mas nos conforta em dividir esse fardo satisfatório nos unindo e proporcionando novos horizontes em algo tão específico aqui no brasil e tão rotineiramente popular no cotidiano dos que 'vivem' o blues na verdadeira América negra. Agradeço muito a atenção de roberto , e imagino as dificuldades que percorre assumindo esta louvável postura de amante e divulgador do blues. Espero poder nos encontrar nos bares da vida!"

Veja:
- Comunidade no Orkut

Fotos: Ludmila Fernandes

Nenhum comentário: