terça-feira, 29 de julho de 2008

Gaita não é Brinquedo com Jason Ricci

Entrevista com Jason Ricci, por Oswaldo Moraes.
Trad
uções: Renato Limão e por Gerson J. Santos

Meu grande amigo Oswaldo Moraes está nos presenteando com uma entrevista fantástica com um gaitista americano de primeira qualidade.

Vamos aos fatos Oswaldão......

OM:Jason você poderia nos falar um pouco da sua carreira, quando e como você começou?

JR:
Eu comecei tocando com 14 anos, eu era de uma banda Punk e queria tocar um instrumento, então a banda me arranjou uma Harmônica, e eu não poderia estragar as musicas. ]
Depois naturalmente eu entrei para o Blues e levei mais a sério o instrumento e o Blues.
OM: Quais são seus músicos de Blues favoritos? E quais seus favoritos entre outros gêneros?

JR:
"Meus favoritos são:
Paul Butterfield, Pat Ransey, Satan and Adam, Ronie Earl e muitos mais.
For a do blues eu agora escuto bandas punks como: Hot Heat, The Pixies, The Breeders, Nikki Barr e uma porrada de outros, eu adoro Love TommQaites,Leonard Cohen, Dylan, Melissa Ferrick, Coltrane, MILES, Cannonbol, Art pepper, Stan Getz, todos.... Bach, Sibelius, Beethoven, Debussy todos concertos de violinos é sério, tudo Rap, Coutry, Eastern, World, Klezmer you name if."

OM: Você conhece algum Gaitista Brasileiro?

JR: "
Eu conheço Flavio Guimarães, não pessoalmente, mas tenho um pouco de seus discos.

Um grande amigo meu é o Bruno Castro que é um tocador muito promissor,e naturalmente sou muito fã dele.

Otavio Castro e sua performance em redefinir este instrumento, Otavio é um dos melhores tocadores vivos hoje.

Eu também curto aquele cara Cromático da banda, Ted e Pablo é fantástico.

Vou predizer que o Brasil esta se destacando no mundo, com Arte, Medicina, Estilo, Atletismo, tudo. Vocês mandam bem mais do que tudo mundo, é sério.

Bob Burnquist e um dos meus heróis."

OM: Sua banda New Blood é simplesmente incrível, você poderia nos falar um pouco dela, como é sua relação com os musicos?

JR:
"Obrigado eu também os acho bons, meu relacionamento com eles é mais uma irmandade.

Estão comigo desde antes da banda conseguir algum dinheiro, sei que estão por amor a musica.

Eles são tecnicamente melhores músicos do que eu, estando rodeado de feras como estas te anima muito.

Eu os ouvi e fui recomendado por amigos de confiança e associados, então eu os importei para Nashvilee os coloquei para trabalhar é muito legal você sentir apto a ajudar suas pessoas favoritas, músicos e os amigos fazem a convivência. "

OM: De onde você tira as idéias para criar suas linhas musicais?

JR: "Eu apenas ouço musica..... ouço tudo .... muitas das minhas idéias são enraizadas em escalas considerando que tenho escolhido um agrupamento de notas selecionadas para tocar estritamente para toda musica ou apenas uma “lambida” o resto é apenas padrões de ritmos ou idéias que vem de outros musicos de qualquer outro instrumento imaginável que eu deva ter ouvido naquele dia."

OM: Um tema muito controverso ultimamente no Brasil é cromatismo da Harmônica Diatônica , você tem explorado isto? Quais são os resultados e como administra isso?

JR: "Acho os resultados bons porque estamos fazendo um entrevista, não?
Para mim é o futuro e mais uma técnica que permite se expressar mais livremente. Over Blow/Bends seja lá o que for......pode soar tão natural quanto outra nota natural do instrumento, isto leva tempo para praticar e aprender.

Eu gasto muito tempo praticando fazendo soar bem tocando Over Blows para cima e para baixo.
Eu não acho que muitas pessoas no mundo possam realmente “ouvir” qualquer diferença tonal entre muitos de meus Over Blows e de qualquer outra nota.

Claro que cometo erros tocando Over Blows, mas eu cometo erros em qualquer técnica na harmônica, sabe?"







Para conhecer melhor os álbuns de Jason Ricci click aqui.

Agora a Entrevista na em Inglês, para ninguém perder nenhum detalhe:

OM: Could you talk a little bit about your carreer. When and how did you getstarted?

JR: "I got started playing when I was 14, I was in a punk band and wantedto play an instrument...so the band picked harmonica for me so I couldn'treally ruin the songs. Later of course I got into blues and blues harmonicaand got more serious about the instrument and that music."

OM: Which are your favorites blues musicians? And how about your favoritesbetween other genres?

JR: "My favorite blues guys are: little Walter, Otis Rush, Muddy Waters,James Cotton, Screaming Jay Hawkins, Percy Mayfield, T-Bone walker, lou AnnBarton, Paul Butterfield, Pat Ramsey, Satan and Adam, Ronnie earl and manymore, Outside of Blues right now I'm listening to punkish bands like: HotHot Heat, The Pixies, The breeders, Nikki Barr and whole mess of others, Ilove Tom Waites, Leonard Cohen, Dylan, Melissa Ferrick,Coltrane, Miles,Cannonball, Art pepper, Stan getz, ellington, everyone...Bach, Sibelius,Beethoven, Debussy most all the great Violin Concertos...seriouslyeverything, Rap, Country, eastern, world, klezmer you name it."

OM: Do you know any brazilian harp player?

JR: "I know Flavio...Not personally but I have a few of his records...Agood friend of mine is Bruno Castro who is a great up and comingplayer...And of course I am very much aware of Octavio Castro and his rolein redifining this instrument. Octavio is one of the best players alivetoday. I also dig that chromatic guy from the band Ted and Pablo he isamazing.

I predict that Brazil is taking over the world with Art, Medicine,style, athletics everything. You guys seriously rock way harder thaneveryone else.

Bob Burnquist is one of my heros."

OM: Your band, the New Blood, is just awesome. Could talk a little about it?How is your relation with all the musicians and how do you create.

JR: "Thank you...I think they're great to. My relationship with them ispretty much a brotherhood. Shawn Starski (guitar) and Todd Edmunds (Bass)have been with me since before the band was really making any money so Iknow they are here because the love the music. They are all technicallybetter players than me and being around guys like that drives you a lot. Iheard them or they were recommended to me me by trusted friends andassociates and then I imported them to nashville and put them to work. Itfeels really good to be able to help your favorite people.players andfriends make a living!"

OM: Where did you get the ideas to create your musical lines?

JR: "I just listen to music...Anything I here...Many of my ideas arerooted in scales meaning I've chosen a select grouping of notes to play fromstrictly for the whole song or just one lick...the rest is just rhythmicpattens or ideas that come from other players from any instrument imaginablethat I may have heard that day."

OM: ­ A very controversial theme, at list in Brazil, is the chromatism on theblues harp. You¹ve been exploring that, what are the results and how do youmanage that?

JR: "I guess the results are OK because were doing an interview... No? Tome it's just the future and one more technique one can employ to expressthemselves more freely. Over Blows/bends whatever...can sound as natural asany other note on the instrument it just takes time and practice to learnthem. I spend a lot of time practicing just making them sound good bybending the overblows up and down. I don't think very many people in theworld could even really here any tonal difference between most my overblowsand any other not. Of course I make mistakes playing over blows but I makemistakes on every technique on the harmonica as well...you know?"

Um comentário:

Marceleza Bottleneck disse...

Vou te falar heim, como diria o Ataíde Patrese "vocês são um luxo" rsrsrss...
Como sempre o blog do meu brotner Terremoto mostra por que veio, nunca tinha ouvido este brother, coisa nova pra mim, muito bacana e o Oswaldinho não ta fraco não....
Abralhos a todos
Marceleza