terça-feira, 23 de junho de 2009

Gaita não é Brinquedo com Tiffany Harp

A gaita tem muitos representantes importantes no Brasil, pessoas que fazem muito por este pequeno instrumento, e agora trago para as páginas do Blog, uma jovem gaitista. Com apenas 23 anos de idade, Tiffany Helga dos Santos, mais conhecida por Tiffany Harp, vem de Itajaí-SC, mostrar seu enorme talento.

Quando escutei o som que essa garota faz, pensei que estava ouvindo o velho e bom Blues de Chicago. Ao ler este comentário, vocês podem achar que estou exagerando, mas ela é uma gaitista incrível e que vai muito longe nas estradas do Blues.

TB: A gaita é um instrumento visivelmente fácil de se tocar, mas geralmente é uma armadilha, pois quem subestima este pequeno instrumento, geralmente não tem grande sucesso. Como é que a gaita foi fazer parte da sua vida? Fale um pouco da sua historia na música.

TH: "Desde sempre a música fez parte da minha vida, sempre tive enorme interesse. Inicialmente, fiz aulas de violão, aprendi desde rock clássico até ritmos de samba e bossa-nova,na época minhas influências eram: Beatles, Jethro tull .

O interesse pela gaita surgiu quando peguei uma Butterfly (gaita chinesa) da estante da minha casa e tirei sons clássicos dos Beatles. Minha paixão por este instrumento começou neste dia, no outro já estava com uma gaita diatônica.

O Blues fui conhecendo aos poucos em casa e nos bares,me identificando rapidamente como nunca me identifiquei com nenhum estilo musical. Conheci de primeira o mestre Sonny Boy Willianson 2, e Howlin’ Wolf e Little Walter um tempo depois ,que é minha principal influência nos dias de hoje. Na época abandonei o violão e desde 2003 venho me dedicado somente a Gaita."

TB: Vi um vídeo seu, tocando Juke, uma música consagrada e eternizada por Little Water, então é fácil deduzir que uma das suas influências musicais é este mestre. O que quero saber é qual ou quais gaitistas brasileiros tem alguma influencia em seu som.

TH: "Sempre tentei buscar a minha própra sonoridade ouvindo direto da raiz” , e acho que grande maioria dos gaitistas fizeram isso. Cada um deles, tocam de forma diferente esses grandes mestres dos anos 50 .
Acho isso bom, pois cada um adquiriu uma musicalidade diferente e é isso q difere um do outro. Eu tenho admiração por vários gaitistas que fazem isto de modo muito interessante como Flávio Guimarães, Robson Fernandes , Sérgio Duarte , Andy Boy entre vários."

TB: No Blog tive a honra de entrevistar grandes musicistas, que fazem um Blues de muita qualidade, e para minha surpresa me aparece uma gaitista incrível, que domina como poucos a gaita. Como você vê a participação das mulheres no Blues nacional?

TH: "Está cada vez maior a participação dessas grandes mulheres se apresentando no cenário do Blues no Brasil. Elas apresentam com muito conhecimento , muita paixão e sensibilidade.É gratificante as mulheres musicistas terem esse espaço, e que continue cada vez mais. Isso é o resultado de um trabalho que elas merecem."

TB: Quais os projetos que você tem hoje? Com quem anda tocando?

TH: "Meu grande projeto é minha banda Tiffany Harp & Capone Brothers, tocamos blues da década de 50 e 60’s interpretando grandes nomes do Blues, como Muddy Waters, Little Walter, Big Walter , Sonny Boy 2 , Junior Wells."


TB: Tiffany, é um grande prazer ter você por aqui. Deixo agora um espaço para seus comentários finais.

TH: "Obrigada Roberto por ter cedido este espaço, é muito bom compartilhar essa entrevista com todos. Quero agradecer a minha família , principalmente ao meu pai Everaldo que sempre me apoiou desde o inicio. Um abraço especial à minha banda que vem acreditado em mim quase 2 anos nessa estrada do Blues, sem eles não estaria onde estou agora.

Valeu a todos!"







Escute mais:

3 comentários:

eagaspar disse...

meu, A Tiffany, é o melhor timbre de todos os tempos dessa geração nova, qd escutei pela primeira vez, achei muito bom, olha ela vai longe, e o Sul do Brasil esta se mostrando um grande celeiro do bom e velho blues, só feras vindo, alem da Tiffany tem o Joe Mahofer, Carlos May, Decio Caetano, essa é a nata da nova geração, é só acompanhar
um Abraço
e sem comentário Robertão

Johaine disse...

Virei fã da Tiffany, com certeza ela é a melhor representante das mulheres na gaita blues que poderíamos ter!
Espero fazer altos sons com ela ainda!
Sucesso sempre!

Sérgio disse...

Eu tive o prazer de conhecer a Tiffany com a banda campone Broders
no estação do tempo em jaragua do sul..
Fantastico nunca ouvi algo igual